Responsabilidade Ambiental

Tapindaré! O melhor Hotel, Restaurante, Spa da Chapada Veadeiros, Alto Paraíso

Sustentabilidade 

O Tapindaré entende que a saúde das pessoas e consequentemente do Planeta, é resultado de medidas simples e eficazes que podem ser incluídas em qualquer rotina. O Tapindaré Hotel e Restaurante só adquire produtos com rótulo ecológico como gêneros alimentícios, produtos de limpeza, tinta de parede, revestimento do piso, forro, portas, janelas, entre outros. 

A preservação da natureza é um item de grande relevância para a administração do Hotel. Praticamente todos os chuveiros e torneiras têm controladores de fluxo. Quase todo o lixo é reciclado e 100% do lixo orgânico é destinado à alimentação de animais na fazenda fornecedora/parceira com sede na área rural, 98% do Hotel é iluminado com lâmpadas de baixo consumo, mensalmente monitorado. O chuveirão é aquecido com energia solar e o Spa utiliza energia renovável, está equipado com painéis de energia solar, evitando assim a emissão de carbono. 

O Tapindaré patrocina programas de reflorestamento do Cerrado em micro propriedades da agricultura familiar; o Hotel trabalha com itens ecológicos como roupas de cama, toalhas ou papel. Os mimos de boas vindas ou lembrancinhas do Tapindaré são produzidos por artesãos cuja arte tem rótulo de certificação ecológica.

A ideia da Sustentabilidade também abrange o desenvolvimento da economia local. No café da manhã servimos iogurtes e queijos produzidos nas fazendas da região, respeitando as normas de produção orgânica das famílias inscritas nos programas promovidos pelo SEBRAE®. O mesmo procedimento é adotado na aquisição do frango caipira, verduras e legumes que abastecem a cozinha do Restaurante, incentivando assim o desenvolvimento sustentável. No buffet só oferecemos alimentos que não ameacem a preservação dos ecossistemas, evitando por exemplo, o consumo de peixes ameaçados de extinção e estimulando a inclusão de ingredientes naturais regionais como o pequi, a castanha de barú, pratos à base de milho e derivados.

 

Outras ações em prol da Sustentabilidade:

-Todos os resíduos e lixo são separados, os orgânicos são transformados em composto para a fertilização natural dos alimentos cultivados que abastecem o restaurante e o café da manhã servidos no hotel.

-O óleo usado é reutilizado na produção artesanal do sabão, que retorna para a lavagem das roupas do hotel e das louças do restaurante.

-A alimentação servida no hotel Tapindaré é majoritariamente adquirida de produtores rurais da região, como exemplo, o grão de café torrado que abastece a máquina de café expresso, é produzido de forma orgânica na região pela empresa Café Alto Paraíso®.

-A ventilação natural é privilegiada com janelas protegidas com tela contra os insetos, podendo assim permanecer abertas à vontade, inclusive à noite. O Hotel dá preferência aos equipamentos eletroeletrônicos de baixo consumo de energia; o esgoto é tratado com o uso de fossa ecológica; desenvolve programa de incentivo ao reuso de toalhas e roupas de cama, em português e inglês.

-As saladas e temperos são feitos com hortaliças orgânicas, sob os preceitos da Agroecologia, sem nenhum tipo de veneno agrícola. Essa preocupação garante a oferta de comida saudável, equilibrada e especial.

Responsabilidade Social

 

Em responsabilidade social o Tapindaré também apresenta inovação. Seus colaboradores recebem participação nos lucros da Empresa, O empreendimento desenvolve pesquisa semestral de satisfação junto aos funcionários, como forma de ouvir sugestões e anseios da equipe sobre a Empresa. Colaboradores recebem gratificação natalina, subsídio na mensalidade de cursos voltados à qualificação em Turismo. O Tapindaré desenvolve programa de Saúde e Bem Estar Laboral com os colaboradores.

 

Empregabilidade

 

Manter o nível de emprego sustentável também é uma meta muito importante para o Tapindaré. A empresa organiza mensalmente uma avaliação psicológica e mantém-se vigilante quanto aos riscos psicossoais, relativos às condições de trabalho e qualquer fator que possa de algum modo afetar a saúde dos empregados.

O acompanhamento é feito pelos mecanismos emocionais, cognitivos, comportamentais e fisiológicos. O Tapindaré está consciente de que os riscos à saúde não influenciam os colaboradores, mas também a própria empresa, implica em absentismo laboral e baixa produtividade. Além dessa preocupação, o Tapindaré promove cursos de proficiência em idiomas para seus colaboradores. Treinamentos e inclusão digital são permanentemente oferecidos à equipe. Todos os funcionários de atendimento foram treinados para coibir o turismo sexual infantil e a proliferação de vícios.

Economia Sustentável

 

O Tapindaré reconhece a importância do diálogo entre os diferentes stakeholders que atuam com a empresa e tem como meta permanente estabelecer conexões profundas com cada um deles. Para este fim, desenvolve ações específicas de relacionamento e engajamento entre seus principais públicos de interesse: Comunidade, Consumidores, Fornecedores, Clientes, Associações de Classe, Ongs, Distribuidores, Governo, Funcionários, Sociedade e Meio Ambiente. O engajamento de todos esses elos, além de essencial para a implementação de estratégias de sustentabilidade, está diretamente relacionado aos Valores do Tapindaré. Para encantar os clientes, cumprir compromissos e desenvolver pessoas de forma a criar um apoio mútuo é preciso estabelecer canais de relacionamento com esses diferentes públicos, compreendendo seus anseios e compartilhando Soluções. 

*Fotos: Projeto Alto Paraíso para Jesus (esq.)/Projeto Celebridades do Alto(dir)

É PROIBIDO FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DO HOTEL, ESPECIALMENTE DENTRO DAS SUÍTES